8 de março de 2019

2ª Corrida e Caminhada Feminina Alphaville: dedicação, disciplina e resiliência

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Alphaville Centro Comercial realiza, no domingo, dia 17 de março, a 2ª Corrida e Caminhada Feminina Alphaville. O evento tem como objetivo despertar o interesse do público feminino para uma vida mais saudável através da prática de exercícios físico.

Este ano, os organizadores estimam a participação de 200 mulheres, que se dividirão entre a corrida e caminhada. Esse número representa o dobro de participantes alcançado no ano passado. O evento deve receber grupos de corrida de moradoras locais, de Belo Horizonte e cidades vizinhas.

A concentração para a largada será feita no estacionamento do Centre IV a partir das 7h30. As corredoras podem optar por duas distâncias: 6K e 11K. Já o percurso de caminhada será de 3k. A novidade deste ano é a Corrida Kids, na qual podem participar meninas e meninos a partir de três anos – com acompanhamento dos pais ou responsável. As inscrições podem ser feitas até 72 horas antes do evento, na plataforma Sympla.

Segundo Rafael Melo, fisioterapeuta e personal trainer do Running for Life, que atua no Alphaville, qualquer pessoa pode correr ou caminhar, mas as mulheres são mais resilientes. “As mulheres se dedicam mais que os homens em tudo na vida – no trabalho, nos estudos, no cuidado com a família e com a casa e, para ter um bom desempenho e uma constante evolução no esporte, elas treinam mais. Me parece que a mente feminina está mais preparada para suportar melhor essa carga.”

Para Rafael Melo, correr significa “superar limites” e essa superação deve ser feita de forma monitorada e segura. E foi exatamente isso que aconteceu com Rossana Rezende – 48 anos, que há cerca de cinco anos foi diagnosticada com condromalácia patelar.  Foi caminhando pelo Alphaville Lagoa dos Ingleses, onde mora, que Rossana tomou essa decisão. Começou com reforço muscular e Pilates, mudou a alimentação, passou a participar de um grupo com estilo de vida mais saudável e funcional e, aos poucos, passou a fazer caminhadas alternadas com corridas, também sob o monitoramento do especialista. “Meus joelhos foram melhorando e, consequentemente, meu ritmo. Hoje, consigo correr e acompanhar melhor o grupo, sempre atenta a qualquer sinal de dor, que é o meu limite”, declara Rossana.

Dedicação, resiliência e disciplina são termos que definem também Gabriela Figueiredo Martins, farmacêutica de 36 anos que conquistou no ano passado o 2º lugar na 1ª Corrida e Caminhada Feminina Alphaville.

“O treino ao ar livre e em lugares bonitos como o Alphaville me motivou muito. Então, entrei para o grupo de corrida do Rafael Melo e não parei mais”, conta.  Para ela, a evolução se deve à sua determinação natural com relação a todos os desafios que assume na vida. Na corrida não foi diferente. Começou com muita disciplina, cumprindo todos os treinos e, por isso, nunca teve uma lesão. Em 2018, o treino já fazia parte da rotina diária e Gabriela começou a participar das meias maratonas e conquistou o primeiro pódio com o segundo lugar na distância de 5K no evento do Alphaville. Hoje, grávida de dois meses do segundo filho e morando na cidade de Conselheiro Lafaiete, Gabriela já se inscreveu para caminhar na 2ª Corrida e Caminhada Feminina Alphaville, no dia 17 de março.

Segundo Rafael Melo, os benefícios e ganhos para a saúde feminina são inúmeros. Ele destaca os seguintes: condicionamento cardiorrespiratório, reforço muscular, aumento da massa óssea, melhoria da postura, redução do estresse com a liberação de endorfina, entre outros.

2ª Corrida e Caminhada Feminina Alphaville

Data: 17 de março de 2019 – das 8h às 12h.

Local: Alphaville Centro Comercial – Lagoa dos Ingleses – Nova Lima

Categorias:

– Corridas: 6K e 11K trail run.

– Caminhada: 3k

– Corrida Kids

Inscrições: até 72 horas antes do evento, na plataforma Sympla – As inscrições são pessoais e intransferíveis.

– Na corrida e caminhada, as participantes devem ter acima de 16 anos.

– Abaixo dessa faixa etária é necessário consentimento assinado por pais ou responsável.

– Participantes acima de 60 anos têm 50% de desconto nas inscrições.

Avenida Picadilly, 155 – Alphaville Lagoa dos Ingleses – Nova Lima -Telefone: (31) 3547 3100