21 de março de 2019

A Dermatologia chega ao Alphaville

 

A dermatologia passa a fazer parte das especialidades médicas oferecidas pelo SPA Odontoville a partir deste mês de março. A Dra. Laura Baron Mariano (CRMMG 66143) passa a integrar a equipe multidisciplinar da clínica. A médica, que fez residência no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, vai atuar nos três ramos da dermatologia com atendimento clínico, estético e cirúrgico.

Dermatologia clínica

Segundo Dra. Laura, a dermatologia abrange mais de 3.000 doenças que englobam não só afecções da pele, mas também patologias que afetam unhas, cabelos e anexos cutâneos. “As pessoas conhecem pouco sobre a dermatologia clínica, elas estão mais ligadas à dermatologia estética. Muita gente tem um problema de pele e não sabe que precisa consultar um dermatologista. O lado clínico tem que ser reforçado”, declara Laura.

Segundo Dra. Laura, as doenças dermatológicas mais conhecidas são acne, psoríase, vitiligo, dermatite atópica, urticárias, reações alérgicas a medicações. As infecções fúngicas, que são as micoses, tanto de unha quanto de pele e infecções bacterianas, como impetigo, que acomete principalmente crianças, também são muito comuns. Com relação ao cabelo, a médica lembra os vários tipos de alopecias, como a alopecia areata, que é uma doença autoimune, e as alopecias cicatriciais.

 

Dermatologia estética

A Dra. Laura faz também procedimentos estéticos que incluem basicamente aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, peelings, preenchimento com o ácido L-polilático que é o estimulador de colágeno e combate a flacidez e a perda do volume facial, além de microagulhamento e tratamentos de cicatrizes de acne.

 

Procedimentos cirúrgicos

Na parte cirúrgica, Dra. Laura atuará na realização de pequenos os procedimentos que poderão ser feitos na área de atendimentos do SPA Odontoville, que é muito bem equipada. Esses procedimentos incluem remoção de nevos, biópsias de lesões suspeitas, correção de algumas cicatrizes, tipo queloides, acnes, entre outros. “Nesses pequenos procedimentos cirúrgicos, dependendo da lesão, é muito importante a realização de uma biópsia para identificar se a lesão é suspeita ou não. São procedimentos bem seguros para se fazer em consultório”, garante a médica.

A dermatologia abrande várias afecções cutâneas que afetam homens e mulheres, como a queimadura solar, manchas na pele, como o melasma, que é uma queixa muito frequente no consultório. O melasma é causado por vários fatores e um deles é a exposição solar, gravidez, uso de anticoncepcional, muito comum em mulheres. Já no caso dos homens, que não costumam procurar o dermatologista, Dra. Laura ressalta a calvície masculina (alopecia androgenética) e a hiperidrose.

 

 

Uso do protetor solar e hidratação cutânea

A Dra. Laura dá um conselho para quem quer ter uma pele saudável: use protetor solar. “Parece até clichê, mas 90 por cento dos problemas de envelhecimento da pele, além é claro da idade, são causados pela radiação ultravioleta emitida pelos raios solares. Nesse sentido, o protetor solar se torna um aliado poderoso porque consegue bloquear grande parte da radiação”.

Segundo a especialista, a hidratação cutânea também é essencial para a saúde da pele. “O creme hidratante atua na prevenção e tratamento de doenças como a dermatite atópica e a psoríase, por exemplo. O uso de antioxidantes como a vitamina C, que atuam como coadjuvantes, também é muito importante. E, no caso da mulher, retirar a maquiagem, manter a pele sempre limpa e beber água são cuidados essenciais para a pele.

Ligue e agende sua consulta. O SPA Odontoville fica no Center IV, sala 2017 e 218 – Telefones (31) 3547-3116 | 98422-2795.