10 de abril de 2019

Conheça o trabalho da Fisioterapeuta Brenda Ferreira no Tratamento da ATM

Fisioterapeuta formada pela Uni-BH, Brenda Ferreira (Crefito 4 – 265544F) faz parte da equipe do Ville Pilates há oito meses. Além de instrutora de Pilates, Brenda tem formação em fisioterapia aplicada no tratamento da disfunção da articulação temporomandibular (ATM), caracterizada pelo apertamento dentário ou ranger dos dentes, popularmente chamada de bruxismo.

Segundo Brenda, o toque dentário causa um tensionamento dos músculos da face provocando dor que irradia para as regiões dos músculos temporais, dos masseteres, da cervical e trapézios. Isso traz limitações funcionais ao comer, bochechar e falar, por exemplo. Os sintomas comuns são: dor, dificuldade ou limitação dos movimentos da boca; dor de cabeça; ruídos articulares; zumbido ou desconforto no ouvido e travamento da mandíbula.

“O apertamento acontece tanto durante o dia quanto à noite. A dor é mais comum pela manhã, ao acordar, devido ao apertamento dentário noturno.’’ De acordo com a especialista, a causa dessa disfunção está relacionada ao estresse, ansiedade e tensão. “O fator psicossocial deve ser considerado. Quando a pessoa já tem uma pré-disposição a apertar os dentes e ela estiver estressada e preocupada, a desordem tende a aumentar.’’ alerta.

O diagnóstico da disfunção temporomandibular é feito, normalmente, pelo dentista (pelo médico ou fisioterapeuta, também), que encaminha ao fisioterapeuta especialista em ATM. O tratamento do dentista, aliado às técnicas da fisioterapia, promove a recuperação mais rápida do paciente. “Normalmente, os dentistas encaminham para nós e, em muitos casos, essas pessoas já estão usando a placa que se coloca entre os dentes para evitar o toque dentário ou ranger. Recebemos esse paciente aqui no Ville Pilates e iniciamos o tratamento, que consiste em desenvolver a consciência do toque dentário para que o cliente tenha essa percepção e que consiga acabar com esse mau hábito. Essa consciência é despertada através de estratégias de percepção visual nas quais o paciente olha para o estímulo e observa se está tocando os dentes ou não, aprendendo a se autocontrolar”. A fisioterapeuta associa esta técnica com exercícios respiratórios para neuromodular o sistema nervoso central atuando diretamente no controle da ansiedade. Além disso, Brenda Ferreira associa ao tratamento ferramentas e técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como o Gua Sha e o Tui Na. E faz uso da Laserterapia.

Segundo a fisioterapeuta, a combinação das técnicas é efetiva e se observa uma melhora significativa em apenas quatro sessões. “O cliente realiza uma consulta e, já no mesmo dia, oriento sobre exercícios para serem realizados em casa. Em quatro meses é possível ter uma melhora significativa ou a ausência da dor. Para isso, o comprometimento do cliente é de fundamental importância para o sucesso do tratamento”.

Agende sua consulta. O Ville Pilates fica no Center VI, salas 207 e 208. Fone: 3547-3257 / 99798-3257.