20 de setembro de 2018

Suzana Palmer ensina a técnica do LPF

Suzana Palmer trabalha há 5 anos no Ville Pilates e trouxe uma novidade muito interessante para a clínica. A técnica chamada Low Pressure Fitness (LPF), conhecida no Brasil por barriga negativa.

O método deriva da Ginástica Abdominal Hipopressiva, criada nos anos 1980 pelo fisioterapeuta belgo Marcel Caufriez, com a finalidade de reabilitação abdominal de mulheres no pós-parto. O conceito hipopressivo evoluiu para o sistema de treino Low Pressure Fitness (LPF). No Brasil, o LPF chegou através da personal Carol Lemes, diretora executiva no Brasil da Low Pressure Fitness.

A técnica foi aperfeiçoada e hoje é utilizada também para melhorar performances esportivas e para fins estéticos. O Low Pressure Fitness é um sistema de treino baseado na técnica hipopressiva, que combina o stretching miofascial, a aerodinâmica e a reeducação respiratória com a metodologia didática mais avançada.

A postura do corpo é fundamental para a eficácia dos exercícios. Eles podem ser realizados em pé, de joelhos, sentado ou deitado. Desta forma, todo o corpo é trabalhado e a musculatura abdominal ganha tônus ocorrendo a diminuição da cintura.  “A diferença é a forma de executar a técnica, hoje fazemos de forma controlada, lenta, visando o fortalecimento abdominal”, declara Suzana.

Os benefícios da LPF para a saúde são vários, como redução da obesidade, aproximação da distância abdominal, alívio da dor, previne a incontinência urinária, a constipação intestinal e melhora o desempenho sexual, sem falar no ganho da capacidade respiratória. O método auxilia na concentração e no combate à ansiedade. “Os resultados são rápidos e visíveis”, declara a especialista, que alerta para a importância de se fazer os exercícios sob a orientação de um profissional habilitado.

As aulas de LPF duram cerca de 40 minutos e os alunos, depois de conhecerem o método, são orientados a praticarem os exercícios em casa entre 5 a 10 minutos diários de exercícios.

Suzana Palmer é fisioterapeuta formada pela UniBH (Crefito 155941F) e atende no Ville Pilates, que fica no Center VI – Salas 207 e 208. Telefone: 3547-3257 / 99798-3257.