21 de setembro de 2018

Vacinas: porque elas são importantes para seu pet?

Como as pessoas, os animais de estimação precisam de vacinas. Elas protegem seu pet contra doenças potencialmente mortais.

Como funcionam as vacinas

As vacinas contêm em sua fórmula uma versão fraca de antígenos que ajudam o corpo dos animais a produzir anticorpos para combater uma determinada doença. Caso eles contraiam alguma enfermidade, seu corpo estará pronto para combatê-la. O uso de vacinas ajudou a salvar milhões de vidas nas últimas décadas.

Graças às vacinas, muitos males que eram comuns, agora aparecem muito raramente. Por isso é importante que os proprietários vacinem seus animais, evitando que doenças graves sejam transmitidas.

Importância

Segundo Denise Sales, veterinária que atende no Ville Dog, o pet shop do Alphaville Centro Comercial, a melhor maneira de proteger o seu animal é manter a vacinação em dia e seguir as orientações de um veterinário de sua confiança. “Manter a vacinação em dia, garante o bem-estar e uma vida mais saudável para seu pet. A imunização previne também que doenças graves sejam transmitidas ao ser humano, como a leishmaniose e a raiva”, alerta Denise.

No dia 29 de setembro, das 9h às 13h, o Ville Dog vai fazer uma ação para vacinar os cães e gatos contra a raiva a preço de R$ 40,00 cada dose, e você pode aproveitar a oportunidade para colocar o cartão de vacinação de seu pet em dia e tirar as dúvidas com a veterinária.

Abaixo, criamos uma tabela para você se orientar sobre as vacinas e o período em que devem ser administradas. Além das vacinas descritas na tabela, é importante imunizar seu cachorro contra a leishmaniose, doença que tem acometido muitos cães em Nova Lima e que é uma ameaça à saúde de sua família.

TABELA DE VACINAÇÃO PARA CÃES
Idade Vacina O que previne
6 a 8 semanas V8 ou V10 Cimonose, hepatite infecciosa canina, adenovírus canino tipo 2, coronavírus canino, parainfluenza canina, parvovírus canino e leptospirose.
12 semanas V8 ou V10 Dose de reforço
Gripe canina (intranasal ou injetável) Adenovírus canino tipo 2, parainfluenza canina e bordetella bronchiseptica.
Giárdia Protozoário que causa diarréia e pode ser transmitida para humanos.
16 semanas

 

 

V8 ou V10 Última dose de reforço
Gripe canina Dose de reforço da vacina injetável (a intranasal é aplicada em dose única).
Giárdia Dose de reforço
  Antirrábica Raiva
Depois do primeiro ano, o animal deve ser vacinado anualmente com uma dose de cada vacina.

 

TABELA DE VACINAÇÃO PARA GATOS
Idade Vacina O que previne
8 semanas V3, V4 ou V5 Tríplice (rinotraqueite, panleucopenia e calicivirose); Quádrupla (tríplice + clamidiose), Quíntupla (quádrupla + leucemia felina).
12 semanas V3, V4 ou V5 Dose de reforço
16 semanas Antirrábica Raiva
Depois do primeiro ano, o animal deve ser vacinado anualmente com uma dose de cada vacina.

Denise Sales CRMV-MG 4808

 

O Ville Dog fica no Center I – Loja 101. Telefone: (31) 3547-5631.